Como viajar muito gastando pouco?

VIAJAR, se aventurar e gastar pouco? É o sonho de todo aventureiro, não é mesmo? Então vamos aproveitar e dar as dicas para vocês de como conseguimos viajar muito e nos aventurar por aí, gastando pouco e se divertindo bastante. Aquela viagem boa bonita e barata!

Você vai poder ver que não precisa de muito esforço para conseguir fazer aquela sua viagem que tanto queria e estava esperando juntar $$ para fazer. Muitos dos nossos amigos perguntam como fazemos para viajar tanto. A resposta é simples: prioridades. Tenha sempre em mente a seguinte frase: ‘eu preciso mesmo disso?’

Modo de viajar

Dependendo do destino é possível escolher qual o meio de transporte mais viável economicamente. Claro que existe um trade off em relação a custo, benefício e duração. Caso seja para fora do Brasil, vale optar por avião, pagando com milhas e nas opções com escalas mais longas. Hoje, em algumas companhias aéreas é possível que um voo de conexão demore até 3 dias, o suficiente para conhecer mais destinos. Fique de olho nas promoções e dê preferência para os períodos de baixa temporada, se puder planejar sua viagem com antecedência. Até mesmo o horário de compra pode influenciar, sendo mais barato durante a madrugada.

Caso o trajeto seja curto, prefira o ônibus, pois é geralmente é mais barato e é possível avistar a paisagem, caso a rota seja um ponto turístico. Caso não tenha nem dinheiro para o busão, uma boa opção, lá fora, é pedir carona. Isso mesmo. Sabemos de boas histórias de amigos que viajaram longas distâncias, conhecendo pessoas e viajando de graça, apenas acenando na estrada. Mas tenha cuidado, sempre.

Caso viaje em grupo, uma boa pedida seria alugar um carro. Além de maior liberdade para ir onde quiser, a viagem se torna uma verdadeira Road trip bem animada. E em alguns lugares ainda, tem as peculiares viagens de trem que valem a pena, até pela experiência que proporcionam. Diferente né?

Hospedagem

Hotéis cinco estrelas? Claro que não. O bom e velho Hostel ainda sim é uma das nossas opções favoritas. Para nós que somos viajantes e não paramos muito para desfrutar as dependências do hotel, então pouco importa caso o hotel tenha academia, mensageiro, salas de reuniões… precisamos mesmo só de uma cama, chuveiro bom e wifi.

Os hostel têm evoluído muito nestes últimos anos e hoje por muito pouco é possível ficar em hostels parecidos com hotéis, e sim, com quartos individuais e até suítes. Vale a pena até para conhecer novas pessoas, que muitas vezes vão te convidar para ficar na casa delas quando viajar, o que vai ser outra boa forma de economizar muito dai pra frente!

Aqueles que querem economizar mais, vale a pena um Air BNB ou um Coachsurfing (este último de graça). Para os mais aventureiros, acampar pode ser a mais divertida e barata opção.

Passeios

Andando pela cidade vemos muitas empresas de turismo, que fazem passeios, levam os viajantes a pontos turísticos e realizam transfer. Isso não te pertence mais! Descubra o que a cidade tem a oferecer e pergunte o que se pode fazer sozinho. Conhecer bairros históricos, pontos turísticos e pontos fotográficos. Sempre economizamos muito com passeios que descobrimos nas agências e conseguimos fazer sozinhos, indo de taxi ao invés de transfer, e se enfiando naqueles grupos de turistas no museu, ficando com cara de paisagem enquanto aproveitamos o guia e suas explicações.

Obviamente há lugares, que a presença de um guia é super importante para contextualizar a experiência, por isso, uma boa opção é o free tour, que já está em muitos cantos do mundo. Lá você fica a vontade para dar o quanto quiser, dependendo de quanto achou que vale.
Alugar bicicleta para conhecer a cidade é uma ótima maneira de se locomover e ir parando para fotos.

Alimentação na viagem

O turismo culinário está presente em todas as viagens. Sair para desfrutar um belo manjar local é indispensável, mas não precisa todos os dias. Na maioria dos hostels é possível encontrar uma cozinha coletiva. Portanto passar em um supermercado e comprar o bom e velho macarrão é uma opção super válida.
Solte o master chef que está dentro de você e faça amigos enquanto cozinha.

Equipamentos: nem sempre você tem tudo que precisa para viajar, não é? Então se aproveite dos amigos e não compre aquilo que você só vai usar uma vez ou outra. Peça emprestado e guarde esse $$ para aproveitar um passeio, esticar sua viagem ou fazer uma loucura em algum lugar que você esteja.

Lembrancinhas

Até aqui você já economizou demais. Pode gastar com lembrancinhas. Brincadeira! É bom lembrar de dar uma pesquisada nas lojas de souvenir pois os preços podem variar muito. Além disso, tenha em mente quem são as pessoas especiais que você deseja presentear e não se esquecer do peso da mala para não pagar excesso de bagagem no aeroporto (atenção com garrafas de vinho e outros objetos pesados).

Acabamos por aqui. Vale dizer que não precisa ser o mais raiz viajante hippies, acampando na beira da estrada e comendo enlatados todos os dias, mas economizar é sempre bom e vai te fazer viajar mais! Portanto vale a pena dar uma pesquisada e aproveitar suas férias com essas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.